“Olho Vivo no Dinheiro Público” tem início nesta segunda-feira no Cantá

O encontro de fomento ao controle social e à capacitação de conselhos, sociedade civil e agentes municipais, ação integrante do Programa “Olho Vivo no Dinheiro Público”, desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU), inicia nesta segunda-feira (5) no município do Cantá. A abertura do evento acontece às 9h, no Centro Pastoral.

O chefe da Controladoria Regional da União em Roraima, Max Túlio Menezes, o procurador-chefe do Ministério Público Federal em Roraima (MPF/RR), Ígor Miranda, e representantes do Ministério Público de Contas (MPC), Advocacia-Geral da União (AGU), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Receita Federal do Brasil, Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE/RR), Controladoria Geral do Estado, Tribunal de Contas da União (TCU) e demais órgãos parceiros devem participar da abertura do evento.

O programa Olho Vivo no Dinheiro Público é uma iniciativa da CGU criada para sensibilizar e orientar conselheiros municipais, lideranças locais, agentes públicos municipais, professores e alunos sobre a importância da transparência na administração pública, da responsabilização e do cumprimento dos dispositivos legais. O programa busca promover a participação do cidadão na prevenção e no combate à corrupção, envolvendo a sociedade numa mudança pela educação, pelo acesso à informação e pela mobilização social.

A programação do encontro no município de Cantá se estenderá até a sexta-feira (9). Após a abertura do evento, quando o chefe da Controladoria Regional da União em Roraima ministrará palestra sobre o tema “Controle Social: O que nós temos a ver com isso?”, terão início as capacitações, a partir das 14h, no Centro Pastoral.

Conselhos, sociedade civil e agentes municipais participarão das capacitações promovidas pelos órgãos de controle durante toda a semana, das 8h às 11h45 e 14h às 17h45. Na sexta-feira (9), também serão realizadas visitas em escolas do município, unidades básicas de saúde e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Cantá. Um relatório deve ser produzido com o resultado das visitas e entregue na Prefeitura Municipal.

Na quinta-feira (8), a partir das 19h, no Malocão da Prefeitura, o evento será aberto à população em geral. Os representantes dos órgãos de controle que participam do Programa “Olho Vivo no Dinheiro Público” abordarão temas de interesse da sociedade e estarão disponíveis para tirar dúvidas e colher informações sobre problemas. 

Fonte: Bv News