Não escolha tratar depois o que você pode prevenir agora!

Não escolha tratar depois o que você pode prevenir agora!

Foto:

O Ministério Público de Contas de Roraima (MPC/RR) continua apoiando iniciativas que lutam contra o câncer. Depois do Outubro Rosa, que atua no combate ao câncer de mama, agora abraçou o Novembro Azul, campanha dedicada ao diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata.
De acordo com Instituto Nacional de Câncer-INCA, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
A doença é diagnosticada através do toque retal e o PSA  (Antígeno Prostático Específico), que é feito no sangue. Os principais sintomas são: dificuldade ao urinar, frequência urinária alterada ou diminuição do jato da urina. Todos os homens acima de 45 anos de idade devem realizar o exame, já aqueles que possuem casos na família, devem fazê-lo aos 40 anos. Na fase inicial, o paciente tem mais chances de cura.
Segundo Paulo Tamashiro, Vice-Presidente do Conselho de Farmácia e  Técnico da área da saúde do MPC/RR nos dias de hoje, a tecnologia e o acesso à informação acontecem na velocidade da luz. Preveni-se é uma questão de amor próprio, de auto cuidado. A ignorância não pode mais ser usada como desculpa. Nos dias de hoje, a doença é o preconceito. Não escolha tratar depois o que você pode prevenir agora.
O principal objetivo da campanha é a conscientização sobre a prevenção do câncer de prostra,  buscando alertar nossos servidores a população sobre a importância da prevenção e do diagnostico precoce, disse procurador geral do MPC, Dr. Paulo Sousa.